Apresentação

O Centro de Ética, Política e Sociedade é o único centro de investigação em Portugal dedicado exclusivamente às áreas da Filosofia Política e da Ética Aplicada. Conta com mais de vinte membros integrados e vários membros associados, organizados em dois grupos.

O Grupo de Teoria Política desenvolve investigação no âmbito da filosofia política normativa e aplicada, da tradição da teoria crítica e da história do pensamento político. Os membros deste grupo trabalham em tópicos como a justiça igualitária, os direitos humanos, imigração e tolerância, rendimento básico incondicional e democracia de proprietários, democracia e interesse público, retórica política e populismo, anarquismo, e várias questões da história da filosofia política.

O Grupo de Ética Aplicada efetua investigação em questões de teoria ética que podem afetar a forma como agimos. Em particular, explora o modo como as questões teóricas em ética populacional e tecnociência são importantes para as decisões no mundo real que afetam as gerações futuras, como é o caso da forma como tratamos os animais não humanos, dos desafios colocados pela nossa relação com o meio ambiente, das questões de género, da priorização de recursos, do melhoramento biomédico e das tecnologias de ponta.

O Centro edita Ethics, Politics & Society, uma revista internacional de acesso aberto e com arbitragem por pares que publica contribuições de alta qualidade nas áreas de especialização do Centro.

O Centro também organiza uma intensa série de eventos internacionais, entre os quais os Encontros de Ética e Filosofia Política, a Escola de Verão em Filosofia Política e Políticas Públicas, o Colóquio de História da Filosofia Moral e Política, e acolhe um Programa de Seminários de Investigação, com o intuito de debater o trabalho dos seus investigadores, bem como conferências apresentadas por palestrantes convidados.

O painel internacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia que avaliou o Centro atribuiu-lhe a classificação de “Muito Bom”.